Amsterdã

Canais de Amsterdã

Bem-vindo a Amsterdã

Edifícios do século 17. Esculturas de alienígenas fumando um baseado. Poucas cidades conseguem fundir tão bem história e modernidade como Amsterdã.

 

Admire a arte

Não se anda um quilômetro em Amsterdã sem ver uma obra-prima. O Museu Van Gogh exibe a maior coleção mundial de obras do artista. A poucos quarteirões, A leiteira, de Vermeer, A ronda noturna, de Rembrandt, e outras joias da Idade de Ouro enchem o Rijksmuseum. O Museum Het Rembrandthuis tem mais Rembrandt, com seu pitoresco ateliê repleto de esculturas, e o Stedelijk dá destaque a Mondrian em meio ao seu acervo moderno. Quando quiser algo mais massificado, a pedida é o Hermitage Amsterdam: a filial do Museu Estatal Hermitage, da Rússia, vasculha as mais de 3 milhões de peças do acervo principal para montar megaexposições na cidade.

 

Barco e bicicleta

Os amesterdameses vivem sobre duas rodas. É assim que eles vão trabalhar, fazer compras e jantar com a namorada. Com várias locadoras espalhadas pela cidade, é fácil dar uma volta de bicicleta. Se os moradores não estiverem em uma, provavelmente estarão de barco. Com seus canais e um grande porto, a cidade longe do mar oferece incontáveis oportunidades para sair à deriva. Para sentir a brisa no rosto, pegue um barco (de preferência sem capota) ou uma das balsas gratuitas atrás da Centraal Station.

 

Sinta a gezelligheid

Amsterdã é famosa por ser gezellig, um adjetivo holandês que significa acolhedor ou aconchegante. É algo mais fácil de experimentar do que de definir. Uma sensação de que o tempo parou, uma intimidade com o aqui e agora que deixa os problemas para trás, pelo menos até o dia seguinte. Você será alvo desse sentimento terno e aconchegante em muitas situações, mas o melhor lugar para senti-lo é num dos tradicionais “cafés marrons”, assim chamados por causa dos lambris de madeira e das paredes manchadas por séculos de fumaça. Neles, a gezelligheid flui com a mesma naturalidade que o chope. Você se sentirá gezellig em qualquer restaurante, onde será bem-vindo para bater papo depois do jantar até as velas bruxulearem.

 

Passeie pelo passado

Amsterdã é perfeita para vagar sem rumo, com seu centro compacto cheio de becos e bairros pitorescos. Nunca se sabe o que vai encontrar: um jardim escondido, uma loja de fitas de veludo, uma destilaria de jenever, um antigo mosteiro transformado em auditório de música clássica. Aonde quer que você vá, provavelmente passará por um canal. E por um café. E por algum prédio com telhado de duas águas, que parecerá saído de uma pintura da Idade de Ouro.

Última atualização: 08 de Novembro de 2012

Dicas e artigos

  1. O básico de Amsterdã

    O básico de Amsterdã

    17 de Novembro de 2014

    Canais bucólicos, pontes charmosas e atmosfera relaxada: há muitas razões para adorar ‘Dam(para...

    Leia mais

  2. Holanda

    Ande na ponta dos pés entre as tulipas: como vivenciar Amsterdã florida

    08 de Abril de 2015

    Mesmo que os tapetes de flores multicoloridas e os buquês impressionantes de tulipas sejam o...

    Leia mais

  3. Holanda flores

    Por trás do jardim de flores Keukenhof

    05 de Abril de 2016

    Antes de visitar o mais famoso jardim de flores da Holanda, Keukenhof, é conveniente saber mais...

    Leia mais

  4. Tours do Red light district de Amsterdã serão banidos no ano que vem

    05 de Abril de 2019

    A partir de 2020, os turistas de Amsterdãnão poderão mais fazer o tour do famoso red light...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Amsterdã