Bolívia

Museus da Calle Jaén

  • Endereço
    • Calle Jaén, Casco Viejo
  • Horários
    • 9-12h30 e 14h30-19h ter-sex, 9-13h sáb e dom

       


       

Resenha da Lonely Planet

(ingresso combinado B$4) Estes quatro museus pequenos e interessantes ficam juntos ao longo da Calle Jaén, a mais fina rua colonial de La Paz, e podem ser desbravados em uma visita. Compre ingressos no Museo Costumbrista.

Também conhecido como Museo del Oro (Museu do Ouro), o Museo de Metales Preciosos abriga quatro salas impressionantes, com peças pré-colombianas em prata, ouro e cobre de Tiwanaku.

Às vezes chamado de Museo de la Guerra del Pacífico, o pequenino Museo del Litoral incorpora relíquias desde a guerra de 1884, na qual a Bolívia perdeu o litoral, hoje parte do Chile. A coleção consiste, principalmente, de mapas históricos que exibem reivindicações passionais a Antofagasta e à Segunda Región do Chile.

Antigo lar de Pedro Domingo Murillo, um líder da Revolução de La Paz, ocorrida em 16 de julho de 1809, a Casa de Murillo tem coleções de arte colonial e móveis, tecidos, e instrumentos musicais, além de utensílios domésticos de vidro e prata que pertenceram um dia à aristocracia boliviana. Entre outras atrações, há, ainda, uma coleção de miniaturas alasitas.

O Museo Costumbrista Juan de Vargas reúne objetos de arte e fotos, assim como belos objetos de arte e fotos, além de maquetes de cerâmica da velha La Paz. Uma delas representa o akulliko, a hora de mascar a coca; outra retrata as festividades do Día de San Juan Bautista, em 24 de junho; há ainda a que mostra o enforcamento de Murillo, em 1810. Também em exibição, você encontra artefatos coloniais e bonecas coloridas com roupinhas tradicionais. Para completar, há um agradável café.