ChinaDicas e artigos

Suba as escadas: conheça as lojas escondidas nos arranha-céus de Hong Kong

Karen Chiang

Suba as escadas: conheça as lojas escondidas nos arranha-céus de Hong Kong

 

Karen Chiang

Lonely Planet Writer

Acima da miríade de marcas internacionais e luzes neon que ladeiam as ruas lotadas de Hong Kong, encontramos algumas aconchegantes lojinhas independentes comandadas por apaixonados empreendedores locais. Separadas dos estabelecimentos sofisticados por alguns lances de escada, essas lojas escondidas nos andares elevados dos arranha-céus da cidade vendem, em geral, objetos únicos e artesanais – prova de que ainda há espaço em Hong Kong para um estilo de vida mais calmo e uma estética de curadoria.

 

Muitas das lojas mais legais de Hong Kong se escondem em andares altos dos arranha-ceús da cidade. © Elena Ermakova / Shutterstock

Olhe mais atentamente para Hong Kong e encontre um souvenir muito bem escondido em uma dessas lojas menos frequentadas.

 

Storerooms

Na galeria Storerooms, fundada em 2013, encontramos objetos descolados de lifestyle originários de diferentes partes do mundo, cada um com uma maravilhosa história por trás. De elaboradas colchas, vindas de Nova Iorque, com signos astrológicos bordados em linha prateada a papelaria minimalista japonesa e bijuterias, a Storerooms expõe uma cuidadosa seleção de itens de uso cotidiano em um ambiente clean e sereno, que permite aos clientes desacelerar e admirar cada produto. Encontre essa galeria na Sai Yeung Choi St South, em Mong Kok, espremida entre uma loja de maquiagens e uma farmácia – há uma pequena bandeira preta sinalizando a entrada da Storerooms.

 

Encontre a entrada da Storerooms espremida entre uma loja de maquiagens e uma farmácia em Mong Kok. © Karen Chiang / Lonely Planet

 

Shōwa Film & Camera

Os fanáticos por filmes e câmeras vintage vão amar essa loja. Com nome inspirado na época de ouro da história japonesa (1926-1989), a Shōwa nutre o amor pela era analógica e pelas câmeras de filme. Nas paredes brancas da loja minimalista, câmeras de filme ou polaroides restauradas estão expostas, além de filmes e acessórios diversos, para serem admiradas ou compradas. A equipe é formada por conhecedores da arte fotográfica, que podem ajudar o cliente em relação a revelação de fotos, reparos ou modificações nas câmeras.

O paraíso dos amantes de câmeras: a Shōwa fica na 66 Sai Yeung Choi St, em Mong Kok. © Karen Chiang / Lonely Planet

 

Raider

Em um prédio comercial que abriga principalmente copiadoras, salões de beleza e lojas de tênis, a Raider fica escondida no sexto andar, em um espaço menor que um quarto. Dezenas de pilhas de camisetas perfeitamente dobradas demonstram a paixão do dono por esse tipo de roupa, o único vendido aqui. Entre as muitas camisetas, você encontra marcas norte-americanas e japonesas escolhidas a dedo, além da linha própria da Raider. O proprietário da loja é bastante simpático e faz as vezes de consultor, ajudando clientes a acharem a melhor peça segundo a preferência deles, levando em consideração material, corte e até mesmo o modelo de gola da camiseta.

Suba até o sexto andar do Ho King Commercial Centre para encontrar a coleção única de camisetas da Raider. © Karen Chiang / Lonely Planet

 

Changchang Goodstore

Fundada por dois designers gráficos locais, a Changchang Goodstore reabriu em Yau Ma Tei depois que os aluguéis elevados a expulsou de sua primeira sede, em Tai Po. Em meio a lojas de equipamentos para cozinha industrial na Shangai St, essa é uma organizada lojinha de antiguidades japonesas que vão de cerâmicas vintage a antigos utensílios de cozinha e pequenos móveis de madeira, cada item pessoalmente escolhido no Japão pelo proprietário.

Compre itens de couro confeccionados artesanalmente na Changchang Goodstore ou faça a sua própria peça. © Karen Chiang / Lonely Planet

 

God Dag

Na lotada Hong Kong, a God Dag e o prédio onde está localizada oferecem uma necessária atmosfera criativa para os locais. Após subir no fotogênico elevador dos anos 1960, com seus botões antigos em um painel dourado, você encontrará a God Dag (que significa “bom dia” em dinamarquês) no quarto andar. O espaço parece uma butique vintage europeia, com pratos de cerâmica e prateleiras de madeira, onde bijuterias extravagantes e adoráveis quinquilharias, que a proprietária trouxe de suas viagens, estão expostas. A God Dag também vende sua própria linha de moda contemporânea, confeccionada aqui em Hong Kong.

Você precisa passear no elevador dos anos 1960 para chegar a God Dag. © Karen Chiang / Lonely Planet

 

Glimpse Workshop

Um conjunto de tapeçarias indianas na escada confirma que você está no lugar certo: na Glimpse Workshop, uma colorida butique lotada de acessórios, roupas e artigos espirituais originários da Índia, do Nepal e da Tailândia. Pense em bolas de cristal e pingentes, incensos, filtros de sonhos e bijuterias boho chic. Os destaques da loja são as exclusivas pulseiras de contas e bolsas bordadas à mão pela proprietária.

A Glimpse Workshop, localizada no primeiro andar da Lockhart Rd, vende artigos espirituais de diversas partes do mundo. © Karen Chiang / Lonely Planet

 

Tree Stationery

Nada de comprar ímãs ou camisetas como lembranças: em vez disso, opte por papéis de carta produzidos em Hong Kong na The Tree Stationery. Localizada dois andares acima da agitada Causeway Bay, a loja oferece todo tipo de produto, de lápis e tinta a itens de papelaria desenhados por artistas locais e marcas difíceis de serem achadas. A equipe tem o cuidado de explicar ao cliente o conceito que há por trás de cada artigo – por exemplo, um calendário de mesa com imagens de gatos em Hong Kong foi ilustrado por uma japonesa, pois ela sentia falta dos animais que cuidava antes de se mudar para cá. Você vai sair da loja com vontade de usar papel e caneta.

Suba dois lances de escada para encontrar uma papelaria artesanal em Causeway Bay. © Karen Chiang / Lonely Planet

 

8FIVE2

Aberto em 1999, 8FIVE2 foi um dos primeiros estabelecimentos especializados em streetwear e skates em Hong Kong, trabalhando com grandes nomes do meio e também com marcas alternativas populares na cultura skatista. Agora com uma linha própria, a loja continua sendo ponto de encontro de skatistas e fãs de moda streetwear, além de um lugar onde se acha marcas cults, como a Vans e a Stussy.

Subindo o prédio da Jaffe Rd, em Causeway Bay, você encontra a loja de streetwear 8FIVE2. © Karen Chiang / Lonely Planet

 

Broken Fingers

Mais parecida com uma oficina do que com uma loja, a Broken Fingers é uma das melhores marcas independentes de artigos de couro em Hong Kong. Eles são especializados em designs funcionais e minimalistas – por exemplo, uma bolsa tiracolo bicolor confeccionada com duas camadas de couro de cabra francês – feitos à mão pelas duas fundadoras-artesãs. Além disso, a loja oferece oficinas particulares (HK$500-2000) para iniciantes, um modo divertido de passar a tarde fazendo sua própria carteira ou bolsa. A Broken Fingers também aceita encomendas, mas há vários itens já prontos nas prateleiras para aqueles que têm pouco tempo.

Este artigo foi publicado em Maio de 2019 e foi atualizado em Maio de 2019.

China