Cidade do CaboDicas e artigos

A cultura do café na Cidade do Cabo: os dez melhores lugares para saborear a bebida

Lucy Corne

Cafés Flat whites com grãos exclusivos, coados e nitro brews por todo lado e nenhum Starbucks por perto: hoje em dia, a cultura do café na Cidade do Cabo é tão parte da cidade quanto uma visita à praia ou uma trilha para subir a Table Mountain. Seja em despretensiosas portinhas em vielas, elegantes cafés do centro, torras simples ou simpáticas cafeterias de bairro, o café é essencial na vida da região. Selecionamos os dez melhores lugares para você degustar uma xícara da bebida.

 

Embora o interior steampunk do Truth seja mágico para postar fotos no Instagram, é o café do lugar que se destaca @ Truth Coffee

1. Truth: um café steampunk com cara de depósito

Qualquer lista de cafés da Cidade do Cabo estaria incompleta se não mencionasse o Truth. O café steampunk com cara de depósito, localizado em um canto revitalizado da cidade, ganhou o título de melhor café do mundo mais de uma vez. O destaque é o Colossus, uma torra monstruosa construída nos anos 1940, que fica em meio a um cenário que parece desenhado por Tim Burton, equipe vestida com cartolas, óculos de voo e corpetes vitorianos. Por mais descolado e fotogênico que seja o Truth, não é apenas sua aparência que se destaca. O café aqui também é realmente ótimo.

 

O menu do Origin pode ser complicado, mas, no final das contas, trata-se apenas de bom café @ Origin Roasting

2. Origin: onde nasceu a cultura de microtorrefação da Cidade do Cabo

O nome desse café é apropriado, uma vez que é considerado o lugar de nascimento da cultura de microtorrefação da Cidade do Cabo. O discreto estabelecimento fica lotado de freelancers com seus laptops, viajantes apaixonados pelo grão e famílias saboreando um café da manhã. O seu cardápio pode ser um pouco intimidador para os novatos em degustação de café, pois está cheio de opções como aeropress, coado na Hario V60 e sifão Yama, mas a equipe do Origin entende bem do assunto, é despretensiosa e está pronta para guiá-lo pelos vários blends. Suba as escadas para conferir onde eles torram o café ou reserve com antecedência uma degustação com o responsável.

3. Rosetta Roastery, café que fez da torragem uma arte

Se você perguntar a alguns experts em café da Cidade do Cabo sobre suas preferências de onde degustar a bebida, o nome Rosetta aparecerá com frequência. Localizado no superdescolado Woodstock Exchange, o Rosetta fez da torragem uma arte. Os grãos, oriundos da África, América Latina e Ásia, são torrados no lugar por uma equipe que explica aos clientes as intrincadas notas de sabor para cada grão e blend. Há alguns doces simples no menu, mas realmente o foco aqui é o café.

 

No Byblos, doces turcos podem acompanhar sua xícara de café @ Lucy Corne / Lonely Planet

4. Byblos: um lugar tranquilo para saborear a bebida  

Se está procurando um lugar onde degustar seu café com mais tranquilidade, adicione o Byblos, de inspiração turca, à sua lista. Localizado em Woodstock, no Palms Centre – cuja arquitetura é impressionante, mas curiosamente é um local pouco visitado –, o Byblos é um lugar para relaxar e jogar gamão enquanto se toma um chá de maçã ou um clássico flat white. No cardápio, você encontra cafés da manhã simples, refeições leves inspiradas no Oriente Médio, ótimo café e doces turcos. Para experimentar algo diferente, peça o café turco para dois, servido com pedaços de uma adocicada baklava.

5. Haas: lar do “café mais forte do mundo”

Quem gosta de um bom desafio será atraído para esse café no leste da cidade – ele serve o Black Insomnia, um blend local que recebeu o título de café mais forte do mundo. Para os mais modestos, há uma boa variedade de grãos para se escolher, ou, ainda, o blend da casa cuidadosamente selecionado. Aconchegante e estiloso, o Haas é um daqueles lugares simpáticos onde você pode curtir uma tarde inteira.

 

Beba um cappuccino em casa: o Siki's Coffee Kafe funciona na garagem de seu proprietário @ Lucy Corne / Lonely Planet

6. Siki’s Koffee Kafe: um café-garagem diferente de todos os outros

Foi a cadeia local de cafés Vida e Caffe que fez Sikelela ‘Siki’ Dibela entrar na indústria do café. Após abrir filiais do Vida e Caffe no Reino Unido, Siki voltou para casa, no subúrbio de Khayelitsha, e abriu um café na garagem da família. O menu de Siki’s Koffee Kafe é pequeno, o café é bom, os muffins são caseiros e aqui você será calorosamente acolhido, melhor do que em qualquer café da Cidade do Cabo.

 

Estilo encontra conteúdo no Coco Safar, com cafés exclusivos, doces fabulosos e sabores africanos @ Coco Safar

7. Coco Safar: experimente rooibos em forma de cappuccino

Se coisas belas o fazem sorrir, então o Coco Safar, em Sea Point, fará você gargalhar. Doces com aparência perfeita são servidos em um ambiente glamouroso, e qualquer café que você pedir será lindamente apresentado. O destaque aqui é o rooibos, um chá de origem sul-africana: experimente-o em forma de cappuccino, com uma torta de limão, ou gelado e servido na torneira vindo da primeira microcervejaria botânica da África do Sul.

 

O interior do Four & Twenty é aconchegante, mas seu pátio coberto de buganvílias também é um ótimo lugar para saborear café com bolo @ Four & Twenty Cafe & Pantry

8. Four & Twenty: um passo fora da cidade

Você não precisa estar na cidade para encontrar uma boa cafeteria. Esse café de bairro nos subúrbios do sul é popular entre os locais em busca de café da manhã e é um desvio fácil se você estiver indo para o Jardim Botânico de Kirstenbosch ou para as vinícolas de Constantia. O cardápio do desjejum é farto, mas são os deliciosos doces e bolos que atraem o público – além do excelente café, é claro.

9. Espresso Lab Microroasters: onde o café é uma ciência exata

Com o espaço coberto com reluzentes azulejos brancos e servindo café em béqueres de laboratório, o Espresso Lab possui uma identidade peculiar na cena de café da Cidade do Cabo. Sob a decoração clínica, há uma paixão profunda por café e um time de baristas muito experientes. A cafeteria não serve comida, mas como está localizada no complexo Old Biscuit Mill, há vários lugares próximos para fazer uma boquinha – você inclusive pode comprar algo na deli vizinha e comer no terraço do Espresso Lab.

 

O café Tribe está por todos os restaurantes e hotéis da Cidade do Cabo, mas uma visita ao QG deles é bem-vinda @ Lucy Corne / Lonely Planet

10. Tribe: um cantinho arborizado em meio a um subúrbio urbano

Um dos cafés mais estabelecidos da Cidade do Cabo, o Tribe é servido em restaurantes, bares, cafeterias e hotéis por toda a região. Para ter a experiência completa, vá ao QG deles na Woodstock Foundry – um shopping cheio de galerias de arte e lojas exclusivas. A simpática equipe serve almoços leves além de, é claro, um ótimo café. Aproveite-o no pátio, um raro cantinho arborizado nesse subúrbio urbano.

Este artigo foi publicado em Fevereiro de 2020 e foi atualizado em Fevereiro de 2020.

Cidade do Cabo