Dubai e Abu DhabiDicas e artigos

Saiba por onde começar em Dubai e Abu Dhabi: 6 atrações incríveis

Dubai

Dubai é única e cheia de surpresas. Não há nada mundano ou trivial sobre esse lugar, tudo gira em torno de fortes emoções e de extremos – da arquitetura ao clima e à comida… Ah, a comida! Há uma cena artística inovadora florescendo na cidade e em Abu Dhabi. Os viajantes que chegam de avião ficam paralisados com a paisagem: arranha-céus futuristas ladeados por um litoral resplandecente e cercados por um deserto sem fim. Quer conhecer a região? Saiba agora por onde começar!

 

1. Souqs

Foto: ©Andrew Mongomery/Lonely Planet

 

Barulhentos, caóticos e coloridos, os souqs de Dubai são um lembrete de que você está, de fato, em um país estrangeiro – algo que você pode esquecer na piscina do seu hotel. O pequeno Spice Souq é uma introdução inebriante aos condimentos exóticos do Oriente Médio, e o Textile Souq de Bur Dubai, com seus tecidos estampados em cores vivas, é outro deleite para os sentidos. Não deixe de visitar o minúsculo beco, perto da Hindi Lane, rodeado por barracas que vendem belos enfeites religiosos, ou o Gold Souq, em Deira, que tem uma deslumbrante exposição de joias a preços incrivelmente baixos.

 

2. Grande Mesquita

 Não perca em Abu Dhabi a impressionante mesquita Sheikh Zayed bin Sultan al-Nahyan, a terceira maior do mundo. Ela é sólida, com mais de oitenta cúpulas de mármore branco sustentadas por mil pilares e com espaço para 40 mil adoradores em seu magnífico pátio e no salão principal de orações (que possui o maior tapete feito à mão do mundo). Intrincados desenhos de flores e folhas em mármore e pedras semipreciosas adornam delicadamente os pilares, lustres enormes brilham com milhares de cristais deslumbrantes, e enfeites de ouro 24 quilates cintilam por toda a mesquita.

 

3. Burj al-Arab

Foto: ©Andrew Mongomery/Lonely Planet

 

Esse reconhecido hotel, com design impressionante que imita a vela de um navio, flutua em sua própria ilha artificial e tornou-se o ícone dos anos de boom de Dubai. Se você não faz parte da turma dos muito endinheirados que pode pagar pela hospedagem, faça de conta que sim: opte por um coquetel ou um chá da tarde no local, ou esbanje em um jantar romântico no restaurante subaquático. O interior é puro impacto, drama e brilho, com fontes dançantes, detalhes dourados, aquários gigantes e hidromassagens privativas que um mordomo pode encher de champanhe (ou caviar), se você desejar.

 

4. Bairro Bastakia

Passear pelo labirinto de vias estreitas do bairro Bastakia proporciona um senso histórico tangível da arquitetura e da cultura árabes. As ruas são contornadas por prédios baixos tradicionais, cheios de torres de vento, janelas com arabescos e gessos decorativos. Pontuada por deslumbrantes e ocasionais buganvílias, essa área tão evocativa abriga algumas das pousadas mais especiais da cidade, assim como cafés, galerias e museus. Se você quiser aprender mais sobre a história local, junte-se a um dos passeios guiados a pé que saem dali.

 

5. Vida noturna

Foto: ©Herre van der Wal/Lonely Planet

 

Algumas das casas noturnas mais charmosas do mundo estão em Dubai. Muitas ficam ao lado da praia de Jumeirah, onde você pode dançar perto do mar, sob as estrelas. Os bares mais sofisticados ficam na cobertura dos grandes prédios, oferecendo vistas estonteantes que reforçam o efeito dos coquetéis. Se você prefere tomar uma cerveja assistindo a esportes ou cantar em karaokês, vai gostar dos pubs em estilo britânico. Os amantes da música terão mais sorte se a viagem coincidir com o show de alguma celebridade, seja em Dubai ou em Abu Dhabi.

 

6. Escapadas para o deserto

Em Dubai, é fácil esquecer que a característica topográfica mais famosa da região não tem nada a ver com o encanto arquitetônico. Mesmo que você não esteja planejando ficar com o pé na areia, uma viagem ao deserto é altamente recomendada e há uma ampla gama de excursões que oferecem a rara oportunidade de experimentar o sandboard ou de dormir sob as estrelas. Uma alternativa é ficar em um dos resorts do deserto ou alugar um 4×4, o que proporciona apreciar esse magnífico cenário em primeira mão.

 

7. Dubai Creek

Foto: ©Andrew Mongomery/Lonely Planet

 

Os megaprojetos da paisagem de Dubai fazem você ansiar por uma dose de realidade? Caminhe pelas margens desse braço do mar e será fácil imaginar a vida em Dubai há meio século. Os barcos de madeira (dhows), os souqs agitados, as majestosas torres de vento e as mesquitas graciosas pouco mudaram ao longo das décadas. Passeie pelas ruas que cercam o Dubai Creek em Bur Dubai e Deira para conhecer uma região vibrante e multicultural que se tornou lar de milhares de pessoas. A rota mais evocativa para cruzar o Creek é subindo em um dos tradicionais abras (táxis aquáticos).

 

Esta matéria faz parte do guia Dubai e Abu Dhabi, da Lonely Planet. A 2ª edição será lançada em 2016!

Este artigo foi publicado em Outubro de 2015 e foi atualizado em Outubro de 2015.

Dubai e Abu Dhabi