EspanhaDicas e artigos

Espanha: conheça o que o país tem de melhor

Vista para o palácio de Alhambra

Ardente, sofisticada e adepta da boa vida, a Espanha é ao mesmo tempo um estereótipo que ganha vida e um país mais diverso do que você jamais poderia imaginar. Separamos algumas da experiências únicas que a Espanha oferece. Você não pode deixar de conhecer esses lugares e viver o país em seu melhor.

 

Alhambra

Foto por: ©beadtraveler/Budget Travel

 

O complexo do palácio da Alhambra em Granada beira a perfeição arquitetônica. É talvez o mais refinado exemplo de arte islâmica do mundo, além de símbolo mais duradouro dos 800 anos de domínio mouro no que ficou conhecido como Al-Andalus. As torres da fortaleza avermelhada da Alhambra dominam o horizonte de Granada, tendo como pano de fundo os picos nevados da Sierra Nevada. Olhando de perto, os jardins de Generalife, de proporções perfeitas, complementam o detalhe requintado dos Palacios Nazaríes. Simplesmente o monumento mais belo da Espanha.

 

Vida noturna em Madri

Foto por: ©ventdusud/Shutterstock

 

Madri não é a única cidade europeia com vida noturna agitada, mas poucas se comparam a ela em intensidade. Como dizia Ernest Hemingway, “ninguém vai para a cama em Madri antes de a noite acabar”. Por toda cidade, há bares um ao lado do outro, pequenas casas noturnas, casas de música ao vivo, bares de coquetéis e boates enormes frequentadas por celebridades, com uma variedade inimaginável e para todos os gostos. Mas em Huertas, Malasaña, Chueca e La Latina você entenderá realmente do que estamos falando.

 

Pintxos em San Sebastián

Foto por: ©Mark Read/Lonely Planet

 

Chefs da região transformaram os tira-gostos de bar em arte. Frequentemente classificados como “alta cozinha em miniatura”, os pintxos (tapas bascas) são pilhas de sabores geralmente montadas numa fatia de baguete. Ao pisar em qualquer bar no centro de San Sebastián, as opções no balcão deixarão boquiaberto o visitante de primeira viagem. Em suma, essa é a mais memorável experiência gastronômica da Espanha. Embora a atmosfera seja sempre casual, a seriedade com a qual é encarada a experimentação de sabores (marca registrada basca) garante que as coisas continuem a melhorar.

 

Região vinícola de La Rioja

Foto por: ©Nassima Rothacker/Lonely Planet

 

La Rioja é o tipo de lugar onde se pode passar semanas percorrendo estradas tranquilas em busca da garrafa perfeita. Bodegas que oferecem degustações de vinhos e vilas pitorescas que abrigam excelentes museus de enologia são os destaques da região. Projetado por Frank Gehry, o Hotel Marqués de Riscal, próximo a Elciego, foi comparado ao Guggenheim de Bilbao em termos de escala e ambição arquitetônica, e tornou-se um centro de turismo enológico elitizado na região.

 

Cabo de Gata

Foto por: ©Mark Read/Lonely Planet

 

Para um belo vislumbre de como a costa espanhola costumava ser antes que os megaresorts tomassem a Costa del Sol, vá ao Cabo de Gata, uma região selvagem, pedregosa e livre de campos de golfe onde pequenos barcos ainda trazem à praia o pescado do dia e penhascos avançam pelas águas azuis do Mediterrâneo. Considerada uma das regiões mais áridas da Europa, o Cabo é rico em espécies emplumadas e de vegetação rasteira. É também uma área protegida, então pode dar adeus ao carro; pedalar e caminhar são os melhores meios de transporte.

Este artigo foi publicado em Dezembro de 2015 e foi atualizado em Dezembro de 2015.

Espanha