Dicas e artigos

30 passeios gratuitos em Seul

 

 

Uma cidade que nunca dorme com algo para se fazer toda hora, Seoul pode ser surpreendentemente cara. Visitar famosos deques de observação, comer bons cortes de churrasco coreano e festejar até o sol nascer pode definitivamente causar alguns danos em seu cartão de crédito. Mas saia do roteiro típico e você descobrirá que as melhores coisas de fato não custam nada.

Preencha suas horas com essas caminhadas cênicas, visite os pontos mais poéticos da cidade e experimente vistas que o dinheiro não pode comprar nesses 30 passeios gratuitos em Seoul.


Vista livre: vistas de Seoul podem ser conquistadas com uma caminhada tranquila e gratuita Inwangsan © Mongkol_Chuewong / Shutterstock

Se emocione no  Museu Literário Yun Dong-ju

Construído em homenagem ao amado poeta coreano Yun Dong-ju, esse museu de três salas (119, Changuimun-ro Jongno-gu) foi inaugurado no local de uma antiga usina de pressurização em 2012. Os visitantes podem observar fotos antigas e primeiras edições de seus poemas, mas o design do espaço (e as emoções que ele causa) são a verdadeira atração do museu. Caminhe um pouco atrás do museu, na Colina do Poeta e admire a  N Seoul Tower a distância – a vista inspiraria reflexões shakespearianas em qualquer um.

Aproveite a quietude do Jeoldu-san

Construído no local da Perseguição Católica de 1866, o assustadoramente belo Memorial dos Mártires de Jeoldu-san relembra os muitos católicos que foram assassinados aqui. O memorial abriga uma galeria e um museu que mostram objetos de tortura e onde você pode aprender sobre a história do lugar. É melhor visitá-lo ao pôr-do-sol quando o brilho das velas dá uma dimensão sublime ao espaço.


Veja uma exposição ou concerto gratuitos no Culture Tank © Hahna Yoon / Lonely Planet

Explore o Oil Tank Culture Park

Um centro cultural feito de cinco tanques de olho dos anos 1970 reformados. O Culture Tank recebe concertos gratuitos, exposições e palestras. Mesmo quando não há nada especial acontecendo, você ainda pode passar algumas horas explorando os cantinhos escondidos do lugar ou vendo os músicos ensaiarem no anfiteatro grego. As curvas únicas do lugar o tornam um queridinho dos fotógrafos.

Veja a alma de Chun Kyung-ja no Seoul Museum of Art

Um dos poucos museus de arte gratuitos em Seoul, o SeMA é um museu de arte moderna instalado em um prédio histórico. Embora as exposições temporárias do museu possam ser bem cheias e caras, a exposição permanente é gratuita e com frequência deixada de lado. Chamada de A Alma de Chun Kyung-ja, ela conta a história da artista coreana com foco em suas influências africanas.

Leia até cansar na Biblioteca de Cheongun

Localizada no pé do Monte Inwang, A Biblioteca de Cheongun é sem dúvida um dos museus mais bonitos da Coreia. O andar de baixo abriga uma coleção comum de livros, mas as salas de leitura ficam em uma linda casa coreana tradicional, localizada no segundo andar. Espaçosas e ensolaradas, é o sonho de todo leitor.  


Observando o movimento em uma linha de trem desativada que levava à Coreia do Norte no Gyeongui Line Forest Park © Hahna Yoon / Lonely Planet

Observar o movimento no Gyeongui Line Forest Park

Um parquet construído em trilhos de trem centenários que um dia levaram à Coreia do Norte, o Gyeongui Line Forest Park é uma das principais atrações da região norte de Seoul. O parquet passa por vários bairros da moda e, nas noites de verão, você pode ver vários piqueniques e músicos com suas guitarras no pedaço de Yeonnam-dong. Quando o tempo está bom, pianos são instalados para que aqueles com talento musical façam sua performance.  

Passeie pela aldeia Hanok de Bukchon

Centenas de casas coreanas tradicionais (hanoks) formam a Aldeia Hanok de Bukchon, um bairro que retoma a atmosfera da Coreia da dinastia Joseon. Embora a autenticidade das casas seja debatida com frequência, o veredito a respeito do charme de suas ruazinhas e beleza da vista é unânime. Passe no Seoul Hanok para uma boa orientação a respeito dos pontos principais da aldeia.

Ganhe um brinde na Casa Azul

Reserve com antecedência para poder dar uma espiada na residência presidencial da Coreia do Sul. Embora os tours sejam em coreano, aqueles que falam inglês recebem um áudio guia e todo mundo é levado pelos lugares famosos da casa. Nokjiwon, o pomar da Casa Azul, é listado como o ponto alto do tour, mas sinceramente, a melhor coisa é o brinde no fim. No passado, bolsas de seda e relógio já foram dados. Os tours podem ser agendados pelo site oficial da casa.

Passe o dia no Museu Nacional da Coreia

Com 15.000 artefatos que vão da pré-história aos tempos modernos, além de um museu para crianças, o Museu Nacional da Coreia é o maior museu da Coreia do Sul. Exposições temporárias cobram entrada, mas a coleção permanente é gratuita e não deixa nada a desejar. Vá ver o fotogênico pagoda de dez andares do Templo de Gyeongcheon-sa no centro do museu.


O parque Hangang é um ótimo lugar para passar o tempo à beira do rio e é cheio de atividades gratuitas, incluindo alguns filmes e festivais durante o verão © Nghia Khanh / Shutterstock

Assista um filme no Parque Hangang

O mais famoso passeio gratuito de Seoul é esse parque nas margens do Rio Han, que ziguezagueia por toda a cidade. Paisagens lindas e caminhadas agradáveis podem ser encontradas em qualquer ponto do parque, mas o mirante de Mangwon-dong é com certeza o melhor e um favorito entre os locais. Se você visitar no verão, aproveite um dos diversos eventos gratuitos que fazem parte do Festival de Verão. Os filmes ao ar livre são excelentes!

Volte no tempo no Museu Histórico de Seoul

Mesmo as exposições temporárias quase sempre são gratuitas no popular Museu Histórico de Seoul, perto do Palácio de Gyeonghuigung Palace. Embora o museu ostente suas relíquias da dinastia Joseon, a Sala de Exposição de Itens Doados, no primeiro andar, é a que causa a impressão mais forte e possui todo tipo de coisa, como velhos computadores e reprodutores de fitas cassete, camisetas dos anos 60 e outros itens domésticos usados por cidadãos comuns. Eventos gratuitos que demonstram a cultura coreana acontecem com frequência durante as férias. 

Faça uma selfie na Ihwa Mural Village

Localizado perto dos teatros independentes de Seoul, a Ihwa Mural Village é o lugar para aqueles que procuram a selfie perfeita. Criados por mais de 70 artistas locais, em uma tentativa de revitalizar o bairro, os murais são vivos, coloridos e cobrem as pequenas ruazinhas do lugar. Os mais populares são as Asas de Anjo e os Peixes Nadando Corrente Acima.


O fabuloso pôr do sol compensa a difícil subida do Bukhansan © Guitar photographer / Shutterstock

Trilhas para os profissionais: Bukhansan

Com 37 picos, não há poucas montanhas para se escalar em Seoul. Pergunte a um entusiasta qual a melhor subida da região e provavelmente eles te mandarão para o Bukhansan. Os que quiserem chegar ao pico mais alto da montanha (836m) terão uma bela recompensa na forma de vistas divinas – e talvez um pouco de makgeolli (vinho de arroz tradicional coreano) de outro trilheiro amigável. Os locais costumam compartilhar suas bebidas com os turistas no topo da montanha!

Trilhas para os amadores: Inwangsan

Menos exaustiva que o Bukhansan, Os 338m do Ingwangsan ainda oferecem vistas de tirar o fôlego, além de uma aula de história. Uma série de antigas fortalezas foram preservadas aqui, e da trilha você pode ver o Palácio de Gyeongbukgung à distância. Há vários bancos e escadas para pausas ao longo do caminho!

Faça um tour gratuito com o  Seoul City Walking Tours

Reserve com três dias de antecedência para aproveitar as ofertas de walking tours do escritório de turismo da cidade. Os tours são comandados por guias voluntários e isso quer dizer que sua qualidade pode variar. Mas eles são gratuitos e há uma grande variedade de temas, de mercados locais a lugares históricos até uma rua inspirada no peculiar alfabeto Hangeul. Oferecidos em coreano, inglês, japonês e chinês você pode reservar seu lugar no site do Visit Seoul.


Jantar grátis? Prove amostras no Lotte Mart na Estação de trem de Seoul © Hahna Yoon / Lonely Planet

Prove amostras grátis no Lotte Mart da Estação de trem de Seoul

Os grandes supermercados da Coreia do Sul tendem a ser incrivelmente generosos com suas amostras, mas poucos são tão benevolentes quanto o Lotte Mart dentro da estação de trem. Os responsáveis pelas amostras normalmente falam inglês, japonês e chinês básicos e não hesitam em te dar uma segunda porção. Vá ao corredor de macarrão instantâneo às 18h de um dia de semana e é bem possível que você não precise de jantar.

Veja o templo mais bonito do norte de Seoul.

Embora o Jogye-sa, no coração do centro, seja o templo mais famoso de Seoul é possível que o mais bonito seja Gilsang-sa, localizado fora da rota turística, em Seongbuk-dong. Gilsang-sa é na verdade um restaurante que foi transformado em templo em 1997, mas seu entorno idílico e abundância de programas em inglês o tornam uma visita obrigatória para todos os interessados em budismo ou apenas em um lugar para escapar um pouco.

Veja o templo mais bonito do sul de Seoul

Todos os que estiverem hospedados ao sul do rio Han, ou que estiverem buscando um pouco de cultura depois de se encherem de compras no COEX Mall, devem ir ao Bongeun-sa – um templo cuja história remonta ao décimo ano do reino de Silla (57 a.C. – 935- d.C.). Muito da construção original foi destruída por um incêndio em 1939, mas a atmosfera serena do templo, seus entalhes de madeira de Avatamsaka Sutra e suas 3479 escrituras budistas o tornam digno de uma visita.


Uma coleção aleatória de antiguidades que pode ser encontrada no Mercado de Pulgas de Dongmyo Hahna Yoon / Lonely Planet

Passeie, mas não compre nada, pelo Mercado de Pulgas de Dongmyo

Muitos dos mercados de Seoul valem a visita e são gratuitos, mas o Mercado de Pulgas, de Dongmyo e sua coleção de itens de segunda mão é mais para passear e menos para comprar. Há uma seleção aleatória de todo tipo de coisas, de aparelhos eletrônicos de massagens a antigas moedas coreanas e camisetas custando $1 e fica mais cheio nos fins de semana de tempo bom. Ele fica perto do Parque Dongmyo próximo ao 84, Nangye-ro 27-gil, Jongno-gu.

Passeie pelo High-Line de Seoul

Com frequência comparado ao famoso projeto de renovação urbana de Nova York, o Seoullo 7017 é um “jardim aéreo“ que vai da Estação de Trem de Seoul ao Mercado Namdaemun. O parque, de 1024m², é um antigo viaduto convertido e foi inaugurado em 2017, com mais de 20.000 plantas e ótimas vistas da cidade, além de receber diversos eventos. Os ousados podem ficar em cima das diversas “janelas” da passagem e olharem para os carros lá embaixo.

Dance a noite toda no Venue

Desde que você consiga festejar sem beber, a popular balada de Itaewon, Venue/ não cobra entrada e definitivamente irá te dar uma boa diversão gratuita. Muitos clubes menores em Hongdae também têm entrada gratuita e algumas baladas de Gangnam são gratuitas até certo horário, mas o Venue/ tem a melhor combinação de música dançante, público bonito e nenhum custo.

Visite uma das igrejas mais bonitas e esquecidas de Seoul

Embora a Catedral de Myeongdong seja a mais famosa e talvez a mais historicamente significativa das igrejas de Seoul, é possível dizer que a Catedral Anglicana de Seoul é a mais bonita. Desenhada pelo arquiteto inglês Arthur Dixon e construída em estilo neorromânico, esse edifício claramente europeu é belo por dentro e por fora. Você pode visitar a igreja de graça e as missas acontecem nos domingos às 9h30 na capela da cripta.


Se molhe: diversão gratuita no Festival da água de Sinchon © Sinchon Water Gun Festival

Seja criança de novo nessa guerra de água!

Visite Seoul durante um de seus verões quentes e úmidos, e a ideia de ficar ensopado no Festival da Água de Sinchon parecerá bem atraente. O festival, já em sua terceira edição, tem zonas de batalhas, áreas para crianças, visitas de celebridades e shows. Arminhas de água precisam ser compradas, mas a entrada é gratuita.

Se maravilhe em Cheong-gye-cheon

Uma das maravilhas ecológicas da cidade, o Cheong-gye-cheon é um córrego artificial que corre pelo centro de Seoul. Caminhar por suas margens cercadas de verde é uma ótima forma de relaxar e o córrego é ainda mais encantador durante o famoso Festival de Lanternas no início de novembro. O Museu de Cheong-gye-cheon também é gratuito se você quiser aprender mais sobre a complexa história do local.

Daewang Tonkatsu: coma rápido e coma de graça

Esse restaurante de costeletas de porco ao estilo coreano (57 Eoulmadang-ro, Mapo-gu) é famosa por seu desafio do tonkatsu. Embora você precise pagar ₩15.000 para entrar, você será reembolsado se seu nome ficar no top 30 do quadro. O quadro contém os ganhadores dos desafios anteriores que conseguiram terminar o prato de 15cm em menos de dez minutos. Engula a gigante costeleta de porco, uma mini salada, um acompanhamento de sopa e uma pequena tigela de arroz rápido o suficiente e a refeição sai de graça. A indigestão também sai de graça, mesmo que você perca.

Todos a bordo da icônica nave especial de Seoul

Frequentemente mencionada por conta de sua arquitetura futurística, a multifuncional Dongdaemun Design Plaza é conhecida como um dos melhores trabalhos do arquiteto Zaha Hadid. Exposições, desfiles de moda e outros eventos acontecem regularmente e nem todos eles são gratuitos, mas o prédio em si tem a entrada sempre livre e definitivamente vale a visita!

Tenha um dia ao ar livre no Parque Seonyudo

Celebrado como o primeiro parque aquático ecológico da Coreia, essa ilha verde no meio da cidade é perfeita para uma pequena escapada do caos de Seoul. Há vários jardins botânicos além de espaços verdes para piqueniques e banhos de sol.


A Muralha de Seoul é um ótimo lugar para uma caminhada romântica no início da noite © PKphotograph / Shutterstock

Faça uma caminhada romântica pela Muralha de Seoul

Construída originalmente em 1396, a Muralha de Seoul é um tesouro nacional e um ótimo lugar para uma caminhada. Para os locais, também é um ótimo lugar para encontros. No início da noite, passeie pelo pedaço que vai da Estação Hyehwa até o Parque Naksan e é difícil não ser seduzido quando as luzes quentes da Antiga Fortaleza se acendem e a vista panorâmica se reflete nos olhos de sua companhia.

Veja a maior fonte em uma ponte no mundo

A Ponte Banpo acrescentou a Moonlight Rainbow Fountain às suas muitas funções em 2009 e, de abril a outubro, multidões se alinham no Parque Hangang para ver esse show de águas coreografado com luzes e música. Com 380 jatos de água e 200 luzes, a fonte faz seu show com uma trilha sonora que vai de música clássica a pop e rock. Ligue para a Korea Travel Hotline (+82-2-1330) se quiser saber os horários do show.

Escolha seu destino gratuito no Dia da Cultura

Na última quarta-feira de cada mês, casas de espetáculos, museus e centros culturais de toda Seoul têm entrada gratuita. O governo da cidade trabalha em colaboração com vários lugares para criar uma lista bastante extensa de programas gratuitos, incluindo os cinco grandes palácios, o Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea e a Companhia de Artes Performáticas de Seoul. Também há descontos na maioria dos grandes cinemas.

Este artigo foi publicado em Dezembro de 2018 e foi atualizado em Dezembro de 2018.