Passeios em Holanda
de 1
-
Alkmaar
Depois de passar a manhã na Feira de Queijos, é provável que esteja faminto. Almoce ou monte seus próprios sanduíches de gouda e boerenkaas (queijo caseiro) na Kaashuis Tromp. Passe o restante da tarde em um ou dois museus: o Museu Stedelijk possui um impressionante acervo dos mestres holandeses; já o Museu Nacional da cerveja vai agradar os amantes dessa bebida. Depois dessa visita, por que não tomar uma gelada (que vai muito bem com queijo) em um descontraído terraço?
-
Leiden
Essa vibrante cidade universitária fica a 45 km a sudoeste de Amsterdã. Ao se dirigir para o sul, a partir da Centraal Station, o caráter tradicional da cidade se revela. Uma caminhada de cinco minutos leva até os históricos rios e canais de Leiden, dos quais os mais notáveis são o Oude Rijn e o Nieuwe Rijn. Explore-os e observe as casas tipicamente holandesas nas margens.
Os 20 mil estudantes de Leiden formam uma parcela importante da cidade, o que dá a ela um clima juvenil e dinâmico, e isso é fácil de notar nos bares e cafés locais. Passeie ao redor da mais antiga universidade da Holanda e veja o primeiro jardim botânico europeu, pare em um café e aproveite o burburinho cultural.
Leiden é conhecida como Museumstad (Cidade-Museu), pois possui 14 museus. Organize o tempo para visitar pelo menos alguns.
-
Passeio pelos canais
Amsterdã tem mais canais (gracht – pronuncia-se khrakht) que Veneza, e uma das melhores maneiras de sentir a energia da cidade é ficar perto da água. Sente-se à beira de um canal e contemple os barcos passando; os vários cafés parecem ter sido feitos de propósito para esse esporte. Ou então passeie ao longo dos canais e observe algumas das 3.300 casas-barco da cidade; Melhor ainda, embarque num passeio fluvial. Desse ângulo, fica fácil entender por que a Unesco recentemente declarou os canais de Amsterdã Patrimônio Mundial.
Os principais canais, construídos no século 17, formam o grachtengordel (anel de canais) no centro da cidade.