Paris

Torre Eiffel

Bem-vindo a Paris

Bem informada, eloquente e, ah, tão romântica, a Ville-Lumière (Cidade Luz) é filósofa, poeta, crooner. Como ao longo da história, Paris é um milhão de coisas diferentes para um milhão de pessoas diferentes.

 

Paris esgotou todos os superlativos aplicáveis a cidades. A Notre Dame e a torre Eiffel – ao amanhecer, no pôr do sol, à noite – foram descritas infinitas vezes, assim como o Sena e as sutis (e as nem tão sutis assim) diferenças entre as margens esquerda e direita. Mas mesmo os escritores são incapazes de capturar inteiramente a grandiosidade e a magia dessa cidade incomparável.

É provável que Paris tenha mais marcos conhecidos do que qualquer outra cidade. Por isso, visitantes de primeira viagem costumam chegar à capital francesa com todo tipo de expectativa: panoramas grandiosos, intelectuais discutindo temas profundos em cafés, romance à beira do Sena, teatros de revista lascivos e gente ríspida que se nega a falar outro idioma, principalmente o inglês. Com alguma aplicação, é possível satisfazer a todas. Outra opção é deixar de lado as ideias preconcebidas sobre Paris e explorar as avenidas e as ruas menores da cidade como se o topo da torre Eiffel ou o perfil da Notre Dame não estivessem a ponto de aparecer na paisagem de repente.

Logo você vai descobrir (como tantos antes de você descobriram) que Paris é sempre encantadora. E você vai voltar. Acredite.

 

A vida em paris

O problema é que, se você adiar demais a próxima viagem à Cidade Luz, pode não reconhecê-la. Embora a Paris de Haussmann, Victor Hugo e Toulouse-Lautrec não vá desaparecer da noite para o dia, a cidade está em vias de se redefinir – para o bem e para o mal. O grupo de dez arquitetos a quem o presidente Nicolas Sarkozy pediu, há alguns anos, para criar Le Grand Paris apresentou suas propostas. Como seria de esperar, as ideias cobrem o leque completo, do sublime ao ridículo. Todas, no entanto, envolvem uma expansão além do boulevard Périphérique, espécie de rodoanel que separa como um fosso a fortaleza Paris e seus 2 milhões de moradores, quase todos prósperos, dos 6 milhões que residem nas desoladoras banlieues (subúrbios), que tanto mal de tête (dor de cabeça) deram ao então ministro do Interior Sarkozy, em 2005. Os planos são, digamos, grandiosos, com sistemas de trens urbanos que contornam a periferia da cidade e os feios trilhos de trem sob o chão, para que as áreas que hoje ocupam sejam transformadas em parque. Não é algo que quem vive entre les murs (entre os muros, ou seja, na cidade de Paris) encare com simpatia.

Mas o mais ambicioso de todos os projetos prevê a criação de uma “metrópole marítima” (ao contrário de outras cidades de classe mundial, Paris não tem acesso fácil a nenhum porto), com ligação de Paris, em uma hora e em trem de alta velocidade, a um porto a ser construído na cidade de Le Havre – que poderá ser chamado de Paris Normandia. Na viagem que fez à cidade portuária 200 km a noroeste da capital, Sarkozy citou seu ídolo, Napoleão Bonaparte: “Paris, Rouen, Le Havre – uma só cidade, com o Sena de rua principal”. Pardon? Mas... quem sabe? Em Paris, tudo é possível.

Última atualização: 21 de Novembro de 2012

Dicas e artigos

  1. Rue Mouffetard à noite

    As 20 melhores atrações gratuitas de Paris

    17 de Novembro de 2014

    Cidade do amor, capital da moda, paraíso literário... Paris tem várias facetas. Mesmo com...

    Leia mais

  2. Paris Notre Dame

    Paris clássica: um novo olhar

    09 de Fevereiro de 2015

    Envolva-se na magia parisiense com esse guia Lonely Planet que foca nas estrelas da cidade, das...

    Leia mais

  3. Paris

    Quando em Paris, seja um parisiense

    17 de Abril de 2015

    A cidade mais visitada do mundo não é apenas um resort urbano. Paris tem a maior densidade...

    Leia mais

  4. Palais de Chaillot

    Os museus desconhecidos de Paris

    29 de Abril de 2015

    Se há uma coisa pela qual os parisienses são tão obcecados quanto comida, é arte. Essa paixão...

    Leia mais

  5. O encantamento da Notre-Dame

    Cathédrale de Notre Dame de Paris: tudo que você precisa saber

    03 de Junho de 2015

    Notre-Dame, o lugar gratuito mais visitado de Paris – com mais de 14 milhões de pessoas por ano...

    Leia mais

  6. Paris: cidade do amor

    A cidade do amor: o que fazer de romântico em Paris

    10 de Junho de 2015

    Não há como escapar do romance de Paris. No início do século 19, Paris se revelou na liberação...

    Leia mais

  7. Paris, França

    Paris e suas regiões: entenda melhor as divisões da cidade

    05 de Agosto de 2015

    A grandeza de Paris é inspiradora, mas intimista. Seus quartiers são como uma colagem de...

    Leia mais

  8. Torre Eiffel (foto: ©Matt Munro/Lonely Planet)

    Relato: Paris é sempre uma boa ideia

    03 de Setembro de 2015

    Visitei Paris pela primeira vez em Abril de 2013, em minha viagem de lua de mel. Paris era um sonho...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Paris