Roma

Coliseu

Bem-vindo a Roma

A combinação da riqueza histórica, moradores geniais e o calor do sol faz de Roma uma das cidades mais sedutoras e emocionantes do mundo.

 

Arte por toda parte

Com um patrimônio que remonta à época etrusca, Roma é uma das cidades mais ricas em arte do planeta. Ao longo dos tempos, desempenhou um papel de destaque nos grandes movimentos artísticos ocidentais, e os resultados podem ser conferidos na paisagem, marcada por belas estátuas clássicas, afrescos renascentistas deslumbrantes e elementos barrocos impressionantes. Basta caminhar pelo centro para, mesmo sem procurar, encontrar obras-primas de grandes mestres, como esculturas de Michelangelo, pinturas de Caravaggio, afrescos de Rafael e fontes de Bernini. Em Roma, a arte não está confinada e longe da visão dos visitantes, mas, literalmente, exposta pela cidade.

 

Herança histórica

Durante grande parte da sua história, Roma ocupou o centro dos acontecimentos: primeiro, como caput mundi (capital do mundo), brilhante centro do vasto Império Romano, e, depois, como sede do poder papal. A importância da capital italiana é visível nas ruas – o Coliseu lembra o glorioso período imperial, o Castel Sant’Angelo guarda uma memória sangrenta e a Basílica de São Pedro testemunha a genialidade artística e a ambição dos papas. Em outras partes, ruínas antigas, casas soterradas e santuários à beira de estradas (maddonelle) falam das vidas dos santos e revelam as crenças locais.

 

Mesa romana

Visitar Roma é bem mais do que apreciar o estilo de vida local e se encantar com a riqueza artística e histórica da cidade. Não existe melhor maneira de capturar a essência romana do que apreciar a famosa gastronomia local. A boa mesa e os vinhos formam o centro da rotina social dos romanos, como se pode ver na imensa oferta de pizzerias, trattorias, restaurantes e gelaterie, disputadas tanto por moradores como por visitantes. Em Roma, como os romanos – e não há nada mais típico do que saborear uma pizza assada em forno a lenha ou jantar ao ar livre em um restaurante citado nas belas piazzas do centro de Roma.

 

Capital da Itália

Roma não se restringe apenas a arte, História e culinária. Capital da Itália e maior cidade do país, alia a presença constante do patrimônio histórico a um cotidiano moderno. É o centro religioso e político da Itália e convive com a presença dos poderes do governo e da Igreja. Vários palazzi (mansões) do centro romano abrigam instituições oficiais, mas quem domina a paisagem romana é a cúpula da Basílica de São Pedro, que lembra a todos da presença do Papa. As intrigas políticas tensionam o ar, e, enquanto turistas devoram o almoço, políticos traçam planos em meio a porções de macarrão e doses de café.

Última atualização: 08 de Novembro de 2012

Dicas e artigos

  1. Ponte Cestio

    Relato: A inesgotável Roma

    09 de Outubro de 2015

    Presenteei-me pelos 60 anos, que completei em dezembro de 2014, com duas semanas em Roma, eu e o...

    Leia mais

Veja todas as dicas & artigos para Roma