Sul do Pacífico

Monte Pulemelei

  • Endereço
    • off Main South Coast Rd, South Coast , Samoa

Resenha da Lonely Planet

A maior estrutura antiga da Polinésia é o intrigante e piramidal Monte Pulemelei, assinalado em alguns mapas como Antigo Monte Tia Seu. Ele mede 61m por 50m na base e chega a 12m de altura. É um lugar cheio de vida, com vistas do cume tanto para o oceano quanto para a selva densa. Em dias ensolarados, bandos coloridos de borboletas e pássaros voam por lá. A área em volta deve ser coberta de casas e outros achados arqueológicos, mas, por enquanto, tudo é escondido pela floresta.

Infelizmente, é muito difícil visitar o Monte Pulemelei porque ele se localiza em território disputado. Assim, não tem sinalização nem manutenção – o caminho para o local e para o monte é invadido pelo mato. Os guias não gostam de levar visitantes ao lugar por receio de que alguém envolvido na disputa da terra possa extorquir uma taxa exorbitante pela visita ou, pior, expulsá-los de lá.

Você pode tentar ir (nós conseguimos). Para chegar lá, siga pela estrada flanqueada por postes de ferro que começa cerca de 300m além da ponte de vigas de ferro do outro lado do rio saindo das Cataratas Afu-A-Au Falls (não tem sinalização).Em pouco tempo você chegará a uma parte rasa de pedras em um riacho – não vale a pena arriscar, a menos que tenha um bom veículo de tração nas quatro rodas. Estacione e ande 2km planos, mas lentos, por um caminho de vegetação alta (escolha sapatos bons, ou seus pés ficarão destruídos pela vegetação espinhosa) para o monte; vire à esquerda se tiver alguma dúvida. Pouco depois de atravessar uma galeria de água, você verá o antigo estacionamento marcando o começo da trilha. A partir dali são 150m de caminhada ao longo de um caminho cheio de samambaias e morro acima. É um pouco difícil ver que você está no monte até chegar realmente ao topo e a um caminho de flores azuis e cor de rosa.

Como os dois estacionamentos são isolados, não deixe nada de valor no carro.